sábado, 12 de setembro de 2009

Realidade Aumentada

Algumas empreas já estão usando essa relativamente nova tecnologia para divulgar suas marcas. Trata-se de um código em um simples papel que, ao ser lido por uma webcam, transoforma-se uma uma imagem real e 3D.

O mais interessante é que você não precisa de nenhum programa para visualizar, somente uma webcam comum. Dois dos principais cases no Brasil foram a divulgação do automóvel Vectra GT Remix, da Chevrolet, e o lançamento do salgadinho Doritos Sweet Chili , da PepsiCo. No case Vectra, você pilota o novo modelo através da webcam, e no case Doritos, você liberta um monstrinho que existe nas embalagens do produto. Outras marcas já testaram a ferramenta, como a Skol.

Nem é preciso dizer que os games já entraram na onda, especialmente os jogos de cartas de RPG. No ramo de celulares, a Nokia já está fazendo testes no exterior com um aplicativo que exibe informações sobre o objeto que a câmera está sendo apontada. Assim, ao apontar o aparelho para um cartaz de cinema que tenha o código, você terá acesso a traillers e informações de onde está passando aquele filme. A medicina também usufrui da Realidade Aumentada, visualizando internamente o corpo humano e, acreditam alguns especialistas, extinguindo-se o uso das agulhas para coleta de sangue e injeções, o que facilitaria e muito a vida de quem faz quimioterapia, por exemplo.


Estamos atento!

Nenhum comentário: