domingo, 22 de novembro de 2009

Estratégia Competitiva

Michael Porter, em seu livro Estratégia Competitiva, diz que existem duas estratégias competitivas genéricas: preço baixo ou diferenciação. Segundo o autor, é impossível uma empresa ser as duas coisas ao mesmo tempo.

Trazendo isso para a minha vida, percebo que não é só nas organizações que isso acontece. As pessoas também são assim.

Ou tu é diferenciado, ou tu tem um preço baixo. Ou poucos podem te ter, ou muitos podem te ter. Existe um ledo engano que os outros nos definem. Não. É você quem define o que você é. Os outros apenas julgam. O grande problema, porém, é que as pessoas conseguem ser as duas coisas ao mesmo tempo, pelo menos até a máscara cair.

Como diria um professor, caráter é uma coisa que ou você tem, ou você não tem. Não existe uma pessoa que as vezes tem e outras vezes não. Pra tudo é assim. Ou você ama, ou você não ama. Não existe amar 33,48%. Ou você tá com fome, ou você não tá.

O principal desafio é conseguir distinguir isso. Não é fácil. Seria se nós, seres humanos, viéssemos com manual de instruções, bula ou algo do gênero.


Continuarei procurando...

Nenhum comentário: