Os últimos posts e seus respectivos comentários me fizeram lembrar de uma aula de Planejamento, na qual a professora, que trabalha no Wall Mart, mencionou o seguinte exemplo:
Com o intuito de descobrir o motivo pelo qual a cerveja Kaiser sofre de um grande preconceito por parte dos brasileiros e não vende de jeito nenhum nos supermercados, foi realizado um teste-cego, no qual algumas pessoas desgustaram várias marcas de cervejas sem olhar o rótulo.
Antes de saborearem as bebidas, todos responderam que o pior sabor era o da Kaiser.
Após o teste, adivinhem qual a marca que recebeu mais elogios em relação a sabor? Sim, a Kaiser.
Os participantes não acreditavam e diziam que os organizadores tinham trocado as embalagens. Na verdade, temos dificuldades em admitir certas coisas. Essa pesquisa, inclusive, foi usada pela Ambev em comercial de TV por um tempo, mas não adiantou muitas coisa. Nada é maior que o orgulho brasileiro.
E isso serve pra tudo. Ainda falando de música, se mostrarmos um novo som da banda Oasis e dissermos que é uma música dos Beatles, todo mundo vai achar o máximo. Porém se dissermos que é uma música do Oasis, alguns vão gostar, outros mais ou menos e a maioria vai dizer que é um lixo.
Nascemos programados. Desde pequenos nos ensinam que Beatles é o máximo, que Pelé é rei, que Xuxa é rainha...
3 comentários:
Aqui em casa o discurso foi um pouco diferente: "Pelé é ladrão, roubou um carro da mamãe". Longa história...
Brasileiro é um povo orgulhoso mesmo; os homens, principalmente, com seu orgulho masculino. Lembro bem desse comercial.
Bom, eu sou suspeita pra falar de Beatles e Oasis, porque acho Beatles um saco e amo Oasis. (Falta 1 semana pro show *-*)
Mas, independente disso, sempre fui do-contra no que diz respeito a essa "programação". Muitas coisas que a maioria gosta, eu não gosto, e vice-versa. Por isso, sempre ouvi que sou chata. Sinto muito: houve erro na minha programação haha
Beijos!
tsc
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