terça-feira, 7 de abril de 2009

Liberdade de Imprensa

Aconteceu nos dias 6 e 7, em Porto Alegre, o 22° Fórum da Liberdade, com o tema "A Cultura da Liberdade". Primeiramente gostaria de agradecer ao meu professor Ilton Teitelbaum pela a oportunidade de participar deste espaço de discussão de ideias.

No último post, escrito há mais ou menos uma semana, falei sobre a liberdade de expressão (ou a falta dela) no Jornalismo e gerou polêmica.

Eis que durante o Fórum, no painel "Liberdade de Etnias", um dos palestrantes, Frei David Raimundo Santos, citou um exemplo que ilustra a minha opinião:

Certa vez, contou ele, foi contatado por um jornalista da Revista Veja para falar sobre diferenças étnicas e o sistema de distribuição de cotas para negros e índios em Universidades, Concursos Públicos e Empresas Privadas. Alguns dias após ceder TRÊS HORAS ao jornalista, Frei David abriu a revista que trazia o assunto em sua capa e em mais OITO PÁGINAS no interior da mesma, quando para sua surpresa, não tinha UMA LINHA do que ele tinha falado.

O motivo, segundo ele, é simples: o que ele falou não era de interesse comercial da revista. O jornalista provavelmente foi proibido de publicar o conteúdo que obteve em três horas.

Frei David Raimundo Santos é, dentre outras qualificações, mestrando em Teologia Litúrgica com ênfase em Inculturação e fundador da Educafro – Educação e Cidadania de Afrodescendetes e Carentes.

Na sequência trarei mais assuntos abordados no Evento, o qual achei bem interessante e produtivo.


Bom início de semana!

2 comentários:

Aline disse...

Desculpa, mas a Veja não é referência para nada! Já aconteceu de eu acabar não utilizando uma fonte, mas não foi motivado por nada disso que você falou. O palestrante poderia ter tido a cortesia de perguntar o porque ao invés de sair tirando conclusões. Mas, de novo, é a Veja e eu não duvido de nada.

Minuto do Intervalo disse...

Não tenho uma opinião sustentável sobre a Veja, mas concordo com você que às vezes não utilizamos alguma fonte por diversos motivos.

Mas pelo que falou o Frei, foi por ir contra os interesses da empresa. Tanto que ele disse mandar várias vezes resultados de pesquisas para diversos veículos de comunicação e os mesmos nunca divulgam.

Porém também não posso afirmar nada pelos outros e nunca sabemos até que ponto as pessoas inventam. Sem falar que a palestra de Frei David não foi muito bem aceita pelo público presente, sendo até vaiado em alguns momentos. Apenas achei interessante esse exemplo que ele trouxe pois lembrei do post anterior que tinha feito.


Obrigado pela sua opinião! Volte sempre