quarta-feira, 1 de julho de 2009

O diploma de Jornalista

Foi só morrer Michael Jackson para a população esquecer alguns problemas sociais como José Sarney, Gripe Suína, caos aéreo...entre outros. Os políticos adoram quando esses "acontecimentos acontecem".

Mas o problema social que quero falar é a exigência (ou não) do diploma de Jornalismo. Na verdade, de problema isso não tem nada. A notícia causou enorme repercução, inclusive gerando movimentos protestando.

Confesso que fico impressionado (e assustado) com o povo brasileiro. Ora, se você trabalhasse em uma empresa jornalística e tivesse que contratar um profissional, contrataria um com diploma ou um sem?

Sem falar nos estágios, que são a maior porta de entrada para esta área. Como uma pessoa conseguirá um estágio se não tiver estudando?

Ninguém se deu conta que essa decisão do Supremo Tribunal Federal foi apenas para regularizar os profissionais que já atuam no mercado e não possuem o diploma. Por incrível que pareça, muitas celebridades que vemos ou ouvimos na mídia não tem diploma de jornalista. Estão lá por experiência, "vivência", por serem formadores de opinião, enfim.

Portanto, fiquem tranquilos: foi uma decisão para o passado, e não para o futuro. Sugiro que continuem cursando Jornalismo, pois o que vale é o conhecimento adquirido, e não o diploma!

2 comentários:

Rodrigo disse...

Concordo contigo!

O diplomado de jornalismo continuará entre os selecionados, o que pode acontecer é que o "não diplomado" concorrerá comitantemente com o "diplomado", porém este último conquistará por "seleção natural", pois na grade curricular estudou sobre ética profissional (o que está em baixa até quem se 'formou') e obteve uma carga de experiência nos estágios (curiculares e/ou não).

Creio que há uma perda de foco no que é realmente importante para discussão na Camara (Senado) do que a regulamentação dessa ou outra profissão (ver Lei do Ato Médico, que é um monopólio explícito da medicina perante as outras profissões da saúde!)

um abraço!

Aline disse...

É isso que eu respondo a todos que me perguntam sobre isso.

Quando eu entrei na faculdade (2004) também não era obrigatório, mas tornou-se obrigatório e por aí vai...é sempre essa palhaçada! Não que vá prejudicar os diplomados, apenas desmerece e desmoraliza uma classe tão importante e tão trabalhadora.