segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Subdesenvolvimentos


Visitei um Uruguai em crise. Um Subdesenvolvimento semelhante ao do Brasil. Semelhante, não igual. É difícil definir um país quando conhecemos apenas a sua capital em dois dias, mas gostaria de relatar algumas curiosidades que percebi em Montevideo.

Embora estejam vivendo uma crise, o comércio fecha as 14h de sábado e abre somente na segunda-feira. Inclusive lojas dedicadas a turistas. Deve ser comum por lá a visita de estrangeiros somente durante a semana. Se você quiser gastar na capital uruguaia, a única opção é o ShoppingCenter, que como deveria de ser, estava atrolhado de mulheres e crianças no domingo. Os homens estavam no estádio assistindo ao jogo do Nacional, um dos maiores clubes da cidade, juntamente com o Peñarol.

Caso não disponha de muita grana ou não queira gastar, aí sim as opções são maiores. Praças, monumentos, porto, arquitetura e muita história.

Por outro lado, percorri por boa parte de Montevideo a pé e, em nenhum momento, me senti ameaçado por assalto ou violência. Inclusive à noite. Mendigos têm, mas dá pra contar nos dedos. Nos vários estabelecimentos de rua que vendem lanches rápidos como Chorizos e Panchos, era comum encontrar somente mulheres trabalhando, dia e noite.


Foi uma boa oportunidade de conhecer um outro subdesenvolvimento, e saber que um não é igual ao outro.

Um comentário:

nicks disse...

E viva a Hamburguesa da esquina!