sábado, 27 de setembro de 2008

O Poderoso "Sorzão"

Existem algumas pessoas que exercem um poder de influência sobre as nossas vidas sem que ao menos percebamos. Uma dessas pessoas, são os(as) nossos(as) professores(as).

Não entrando no mérito da formação de uma criança, de um jovem, adulto, até chegar ao profissional, o professor tem uma capacidade absurda de transformar o nosso dia em uma m**** ou em algo maravilhoso. Se for numa sexta-feira, então, o final de semana corre o risco de ser péssimo ou ótimo.

Se você, assim como eu até ontem, nunca tinha se dado conta disso, preste mais atenção. Exemplo: se você se esforçou ao máximo para fazer um trabalho e o professor reconheceu publicamente o seu trabalho, ou mesmo se você fez uma pergunta ou um comentário na aula e o professor parabenizou-lhe pela atitude, você sai da aula "se sentido O cara", e isso acaba influenciando o seu rendimento no trabalho, no seu humor, na sua vida pessoal, etc. Porém, se nas mesmas situações, o professor "acabou" com você, ou simplesmente foi indiferente (o que muitas vezes é pior), se prepare, pois você não terá um bom início ou final de dia.

Claro que, muitas vezes, vai do estado de espírito de cada um. Se você está em um dia que voltou com a(o) namorada(o), recebeu flores (no caso das mulheres), tem futebol marcado com os amigos (no caso dos homens), recebeu um elogio do chefe, etc, talvez um comentário positivo ou negativo de um professor pouco faça diferença para você.

Mas repare que em todas as situações citadas existe a atitude de outra pessoa, o que reforça ainda mais o intuito desse texto. Escolhi o professor por que este é o mais notável, mas poderia falar sobre o chefe, namorada(o), amigos, pais, etc.

Pode ser uma bobagem, mas foi algo que me chamou a atenção, após meu professor fazer um elogio ao trabalho de uma colega e esta sentir-se realizada. A partir daí, comecei a me dar conta de que isso também acontece comigo, e decidi fazer esse post para saber se também acontece com você!



Bom final de semana!

6 comentários:

Camilla disse...

Putz, acontece comigo viu.

Não muito, mas acontece.

Beijos

Cristiana Fonseca disse...

Olá,
Que legal teu texto, ao ler lembrei-me de minha fase na universidade, tive professores ótimos. Tem professores que nos marcam, pelas atitudes e profissionalismo.
Abraços,
Cris

Natyx Lisboa disse...

aconteceu mto cmg periodo passado da fculdade que o professor era um tosco...
ele n deixava eu repsonder as perguntas da aula pq ele disse q ele ja sabia q eu sabia a resposta..as vezes me elogiava quase me babava e tinha vezes que quase me fazia chorar de tal estupidoo!

mas é assim o mundo é uma eterna troca de influencias e mais que eles influenciam a gente acho que a gente influencia um bucado eles rs

beijoss

MARIUS QUIRÓZ disse...

Acho que a influencia externa deve ter um limite.

Quem dá esse limite é a nossa auto-crítica, nossa capacidade de discernimento.

O que disse na China o maior nome da natação:

Michael Phelps afirmou ainda que, por trás das emoções que sente no pódio, está todo o enorme esforço dos últimos anos, e lembrou de uma professora da escola que disse para sua mãe que ele "nunca daria certo".

Abração!

Gabi disse...

Não real não é só os professores...
Tudo que passamos influencia nosso humor
bjos

Minuto do Intervalo disse...

Muito boa essa recordação do Phelps.

E isso mostra exatamente o que falei, pois através da frase da professora ele buscou forças para se tornar o que se tornou. Ele reagiu à influência.

Beijos e abraços!