terça-feira, 28 de outubro de 2008

Público-alvo!

Está cada vez mais difícil segmentar o mercado. Ontem em uma aula de Mercadologia foi debatido o assunto, que gerou dúvidas e controvérsias. Cada vez mais as pessoas misturam estilos, costumes, preferências e tantas outras características, que até um tempo atrás eram tidas como contraditórias. Adaptar-se a essa nova realidade torna-se o principal papel do publicitário contemporâneo. E para mim, isso é excitante!

Pesquisa e análise de mercado e tendências me fascinam. Sempre que sobra um tempo, vou para sites e blogs descobrir como o mercado se mexe. E como os profissionais da área antecipam-se a ele. Em um desses "tempos livres", encontrei um fato que trata exatamente do assunto abordado na aula de ontem:

Primeiro refresco em pó sabor Siriguela chega à região Nordeste




"Tang Siriguela é o quarto sabor desenvolvido pela Kraft Foods Brasil, especialmente para o paladar local. Os primeiros vendidos exclusivamente na região foram Cajá e Graviola e, mais recentemente, Tang Acerola. O novo sabor promete ser mais um grande sucesso, pois foi um dos melhores avaliados em pesquisas pelos consumidores da região".

A gerente de marketing desta empresa ainda afirma que estes sabores lançados localmente são líderes na região, ficando atrás somente do soberano sabor laranja.



Aí está um exemplo de segmentação geográfica.

2 comentários:

Gabi disse...

não sei se tu já leu que o mc donalds usa do mesmo mecanismo
de acordo com o lugar o tempero varia
no méxico por exemplo é suuuuper apimentado!

bjos

Minuto do Intervalo disse...

Sim, sim! O Mc Donalds é o principal exemplo disso.


Valeu! Bjos