terça-feira, 12 de maio de 2009

A evolução do ENEM

De um simples Exame Nacional de Ensino Médio a uma oportunidade de entrar na faculdade. Assim resume-se os mais de 10 anos do ENEM.

Desde que surgiu, em 1998, muita coisa mudou. Na primeira edição, pouco mais de 100 mil pessoas participaram da prova, que até então servia apenas para uma auto-avaliação ou simulado.

Aos poucos o exame foi sendo aceito como forma de ingresso em algumas Universidades privadas e portanto conquistando mais participantes. Mas foi em 2004, quando surgiu o Programa Universidades para Todos (ProUni), que bombou: 3 milhões de inscritos no ano seguinte.

Agora, além de possibilitar a entrada em Universidades pagas, o ENEM pode substituir o quase centenário vestibular nas Universidades públicas. Aqui no sul, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) já informou que irá aderir 100% ao exame como forma de ingresso na mesma, e não parcialmente, como já acontece em algumas Universidades particulares.

Sabe-se que o exame passará por mudanças. Não será como os anteriores. Resta aguardar para conhecer a nova prova, se será a mesma em todo o Brasil ou dividida por região. Embora seja o mesmo país, a diferença cultural deve ser levada em conta.

Eu odeio vestibular e acho que cada curso deveria ter uma prova específica. Se para o novo ENEM não precisar estudar pra química e física, já tá valendo...


Fonte: Site Oficial ENEM

2 comentários:

*Raíssa disse...

Pelo que eu li numa reportagem da Época, vai ser uma prova unificada com todas as matérias, só que com questões de mais raciocínio que matéria. Quem dera que tivesse sido assim na época em que fiz vestibular...

Beijos

Aline disse...

Agradeço por não precisar mais me preocupar com isso, rs. Vestibular nunca mais!