quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Feliz Aniversário!

No próximo domingo a rádio Ipanema FM 94.9 vai comemorar seus 25 anos. Trata-se de uma rádio diferente desde seu surgimento. Em razão de toda a função da festa, lembrei do ótimo livro "Prezados Ouvintes - Da Criação da Ipanema ao Cafezinho", de Mauro Borba, um dos fundadores da rádio.



Borba relata sua infância, da sua paixão pelo meio de comunicação desde guri em Cachoeira do Sul/RS, onde conheceu o comunicador Nilton Fernando, outro responsável pelo surgimento da rádio, que iniciou como Bandeirantes, depois Difusora e então Ipanema, em 1983. Era uma proposta totalmente radical pra época, tocando rock como Pink Floyd, Led Zeppelin, MPB, o que não era nem um pouco comercializável. Além de Borba e Fernando, Mary Mezzary, Ricardo Barão e Eliseu Pacheco faziam parte deste time, que atendia pedidos dos ouvintes por uma janela, em um prédio da José Bonifácio, em Porto Alegre.



Vinte e cinco anos passaram-se e muita coisa mudou. Outros estilos musicais foram fazendo parte da programação, mas até hoje, a rádio caracteriza-se por não fazer jabá (termo utilizado para rádios que tocam o que as produtoras pagam e não o que querem), mantendo firme e forte a vinheta: "Ipanema, a única que não se vende, FM."



Neste domingo, portanto, acontecerá no Anfiteatro Pôr-do-Sol o maior festival aberto de música do Brasil, com mais de 20 bandas regionais e nacionais, além de um palco paralelo com bandas novas, o que sempre foi um diferencial da rádio. Como admirador, ouvinte e estagiário da mesma, fica aqui o meu registro e as minhas felicitações:



PARABÉNS, IPANEMA! QUE VENHAM MAIS 25 ANOS!

3 comentários:

Amanda Marques disse...

Hehehe Legal..
Parabéns radio Ipanema =DD

Beijos
;*

Gabi disse...

parabéns a rádio!
eu já vi uma palestra do borba
beeem legal

Minuto do Intervalo disse...

Borba é mito! Um dos criadores da rádio Ipanema, dos programa Boys Don't Cry e Cafezinho, e ontem me deu uma entrevista por MP4 na festa da Ipanema, na maior humildade.


Aliás, a festa estava ótima!